Brigadeiro Branco e Brigadeiro Preto


Docinhos sempre são bem vindos nas festas e até em dias comuns. Estes brigadeiros, além de deliciosos ficam lindos na mesa! Você pode até intercalá-los criando um efeito xadrez como na foto! Vamos, agora, começar pelo branco!

Brigadeiro Branco:

  • 1 lata de leite condensado de boa qualidade
  • 1 colher de sopa de manteiga ou margarina culinária
  • 2 colheres de sopa de leite em pó de boa qualidade
  • Um pouco de leite em pó para passar os docinhos
  • Forminhas e tapetinhos

Numa panela de espessura grossa, leve o leite condensado, a manteiga ou margarina, as colheres de leite em pó passadas pela peneira. Leve tudo ao fogo alto até começar a borbulhar. Abaixe o fogo e continue mexendo até desgrudar do fundo da panela. Se você estiver em dúvida com relação ao ponto certo do doce, pegue um copo pequeno cheio de gelo e água, despeje uma gota do doce. Se a gota ficar bem consistente e não se dissolver na água é um sinal de que o doce já está no ponto. Apague o fogo, misture mais um pouco com a colher ( mais ou menos umas 100 remexidas) e despeje em um recipiente. No dia seguinte, unte as mãos, enrole os brigadeiros, passe no leite em pó e coloque nas forminhas com tapetinho. Rende aproximadamente de 30 a 35 docinhos!

Dica: Misture uma colher de sopa bem rasa de farinha de trigo peneirada no leite condensado frio. Isto ajudará a dar consistência no doce. Nunca misture no leite condensado já quente para não formar grumos. O doce não ficará com gosto de farinha.
Agora vamos ao brigadeiro preto!

Brigadeiro Preto:

  • 1 lata de leite condensado de boa qualidade
  • 1 colher de sopa de manteiga ou margarina culinária
  • 150g de chocolate ao leite ou meio amargo picado (chocolate nobre, evite o chocolate hidrogenado ou fracionado!)
  • Chocolate em pó de boa qualidade peneirado para envolver os docinhos
  • Forminhas e tapetinhos
Numa panela de espessura grossa, leve o leite condensado, a manteiga ou margarina. Leve tudo ao fogo alto até começar a borbulhar. Abaixe o fogo e continue mexendo até desgrudar do fundo da panela. Ao desgrudar, desligue o fogo e, imediatamente, acrescente o chocolate picado. Vá mexendo com o fogo desligado até o chocolate derreter por completo. Coloque em um recipiente e enrole no dia seguinte com as mãos untadas com margarina, passe pelo chocolate em pó e ponha nas forminhas com tapetinhos. Não se preocupe se formar uma pequena película em cima do doce. Isso ocorre devido à gordura do chocolate. Ao enrolar os docinhos, essa camada desaparece totalmente. A receita rende, um pouco mais de 40 docinhos.

Variações: Você poderá usar duas colheres bem cheias de chocolate em pó no lugar do chocolate em barra. Coloque o chocolate em pó numa tacinha e quando o leite condensado já estiver quente, tire um pouco (cerca de duas colheres de sopa) e dissolva o chocolate. Quando o doce da panela já atingiu a consistência desejada, jogue esta mistura, misture bem e apague o fogo. Outra sugestão é fazer brigadeiros de copinho. É só colocar o brigadeiro dentro de um saquinho de confeitar e distribuir em pequenos copinhos de plástico transparente. Você poderá até fazer um brigadeiro de copinho de duas cores com uma camada do brigadeiro preto e uma do branco! Coloque algo para enfeitar na superfície como, por exemplo, alguns granulados coloridos, confete de chocolate, confeitos ou cereais de chocolate. Mas não exagere, pois existem alguns confeitos que são muito duros.

Dica: Misture uma colher de sopa bem rasa de farinha de trigo peneirada no leite condensado frio. Isto ajudará a dar consistência no doce. Nunca misture no leite condensado já quente para não formar grumos. O doce não ficará com gosto de farinha.


Nenhum comentário:

Postar um comentário