Bolo de Creme com Pasta Americana


Massa (pão de ló):

  • 6 ovos
  • 6 colheres de sopa de açúcar
  • 1 pitada de sal
  • 6 colheres de sopa de farinha de trigo peneirada e de boa qualidade
  • 1 colher de sobremesa de fermento em pó de boa qualidade(se você não sabe se o fermento está bom, coloque uma pequena porção em um copo com água e veja se ele fica um pouco efervescente)
  • Um pouco de farinha e margarina para untar o fundo de uma forma de aro removível
Para Molhar o Bolo:

  • Uma mistura de água com leite condensado (o quanto baste para molhar o bolo)
Recheio:

  • 1 lata de leite condensado de boa qualidade
  • 1 lata de creme de leite de boa qualidade sem soro
  • 1 e ½ lata de leite (utilize a late de leite condensado ou de creme de leite para medir)
  • 2 colheres de sopa de maizena
Cobertura:

  • Pasta americana (você pode comprar pronta ou fazer) O melhor é comprar pronta, pois sai por quase o mesmo preço. Você encontra em lojas de artigos para festas ou em grandes lojas especializadas.
  • Corante em gel da cor de sua preferência
  • Uma pequena quantidade de doce de leite ou do próprio recheio do bolo para passar uma fina camada na superfície e laterais do bolo. Isto irá servir para grudar a pasta americana ao bolo. Não recomendo utilizar clara de ovo para grudar a pasta americana, pois os ovos crus podem conter salmonela (uma bactéria que pode causar intoxicação).
  • Uma pequena quantidade de doce de leite ou do próprio recheio do bolo para passar uma fina camada na superfície e laterais do bolo. Isto irá servir para aderir à pasta americana ao bolo.
  • Açúcar de confeiteiro para abrir a pasta sem grudar na mesa
  • Cortadores de biscoitos
  • Rolo de macarrão
Modo de Fazer:

Somente no fundo de uma forma de aro removível, unte com margarina e polvilhe farinha. Não faça isso nas laterais da forma! Se fizer, o bolo irá murchar! Leve à batedeira os 6 ovos, as 6 colheres de açúcar e a pitada de sal. Bata até formar bicos! Em seguida, misture delicadamente as 6 colheres de sopa de farinha de trigo peneirada  e o fermento. Pode peneirar a farinha junto com o fermento. Coloque na forma e leve ao forno médio pré-aquecido. Muitas vezes, em menos de 20 minutos fica pronto, pois é uma massa muito leve. Preste muita atenção para não queimar! Para saber se está bom, espete um palito e veja se ele sai seco. Se ainda não estiver seco, deixe mais um pouco. Se a superfície já estiver ficando muito assada, abaixe o forno! Depois de pronto, tire do forno e quando esfriar bem, passe uma faca com ponta entre a forma e as laterais do bolo e desinforme.
Passe uma fina camada do recheio ou doce de leite sobre toda a superfície e laterais do bolo.
Sove bem a pasta americana e divida-a em duas partes: uma maior e outra menor. Na menor, não coloque nenhuma coloração. Na parte maior, com a ajuda de um palito, tire bem pouco do corante em gel. Coloque uma quantidade ínfima, misture e veja se atingiu a cor desejada. Caso contrário, adicione mais um pouco. Mas tome muito cuidado! O corante em gel é bem forte! Se você colocar uma grande quantidade de uma só vez, poderá obter uma cor exageradamente forte! Agora espalhe um pouco de açúcar de confeiteiro sobre uma bancada bem limpa. Abra a pasta colorida sobre a mesa com o rolo de macarrão. Deixe uma espessura de 3 a 5 mm. Com a ajuda do rolo de macarrão, levante a pasta americana e cubra o bolo delicadamente. Ajuste a pasta ao bolo de maneira que ele não fique com pregas, levantando as laterais da pasta e ajustando. Com a ajuda da palma da mão, pressione-a levemente contra o bolo, sempre de baixo para cima. Nunca pressione a pasta de cima para baixo porque pode rasgá-la.
Agora, com o rolo, abra a pasta sem coloração (branca). Com os cortadores de biscoitos, corte desenhos e vá colando sobre o bolo com um pouquinho de água.

Montagem do Bolo:

Coloque a massa do bolo pronta e desinformada em cima de uma bandeja. Você pode optar agora por cortar o bolo no sentido horizontal e recheá-lo em uma ou duas camadas. Mas este procedimento acima é mais complicado e pode fazer com que o recheio escape pelos lados. Então, o melhor a fazer, é seguir as explicações a seguir:
Com uma faca, corte um círculo bem próximo às bordas do bolo (veja a imagem abaixo e corte na linha pontilhada). Afunde bem a faca, mas não corte até a faca encontrar bandeja. Agora, cavando com as mãos, tire um bloco de dentro do bolo:



O bolo irá esfarelar um pouco, mas não se preocupe. Agora regue bem as bordas e o fundo raso que ficou dentro do bolo com a mistura para molhar o bolo. Coloque uma camada de recheio (metade) e espalhe. Em seguida pegue metade do bloco (não use a parte da casquinha, use a parte esfarelada) e vá distribuindo os farelos formando uma camada por cima do recheio. Molhe esta camada de farelos e coloque a outra metade do recheio. Agora cubra com o restante do bloco deixando a parte da casquinha para cima. Regue novamente com o leite condensado dissolvido na água.
Divida a pasta americana em duas partes: uma maior e outra menor. A menor, não coloque nenhuma coloração. Na parte maior, com a ajuda de um palito, tire bem pouco do corante em gel. Coloque uma quantidade ínfima, misture e veja se atingiu a cor desejada. Caso contrário, adicione mais um pouco. Mas tome muito cuidado! O corante em gel é bem forte! Se você colocar uma grande quantidade de uma só vez, poderá obter uma cor exageradamente forte! Agora espalhe um pouco de açúcar de confeiteiro ou amido de milho sobre uma bancada bem limpa. Abra a pasta colorida sobre a mesa com o rolo de macarrão. Deixe uma espessura de 3 a 5mm.

Versão Cupcake

Variações: Você pode utilizar esta receita para fazer cupcakes. Distribua a massa em forminhas de alumínio para cupcakes com o fundo untado com margarina e polvilhado com farinha. Não unte os lados das forminhas para que os bolinhos não murchem. Não encha demais as forminhas para que não transborde. Leve ao forno médio pré-aquecido até assar. Para saber se está bom, espete um palito e veja se sai seco. Tire do forno, deixe esfriar, passe a faca nas laterais dos bolinhos e tire das forminhas. Para rechear cada cupcake, você pode utilizar o exemplo da ilustração acima ou cortar um cone como na ilustração abaixo:



Recheie com o creme e cubra com a pasta americana. Coloque cada bolinho em forminhas decoradas para cupcakes. Para cobrir com a pasta americana, passe um pouco do recheio ou doce de leite em cima do bolinho. Abra a massa colorida e corte um círculo do tamanho da superfície do cupcake. Cole o círculo em cima do bolinho. Com a massa branca, faça bolinhas achatadas e cole nos bolos com um pouquinho de água. Se você quiser poderá, ao invés das bolinhas, produzir desenhos decorativos. Para isto, use cortadores pequenos.




Empregos Manager Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário