Bicho de Pé

Bicho de Pé é um dos docinhos de festa parecido com o brigadeiro, porém, em sua composição vai gelatina ao invés de chocolate. Vale a pena fazer, pois além de ser muito gostoso, deixa a sua mesa linda! Então, vamos ao que interessa!

Ingredientes:

  • 1 lata de leite condensado de boa qualidade
  • 1 colher de sopa de manteiga ou margarina para uso culinário
  • Algumas colheres de café de gelatina vermelha sem sabor
  • Açúcar refinado peneirado para passar os docinhos
  • Forminha e tapetinho para doces
Modo de Fazer:

Em uma panela de espessura grossa, despeje o leite condensado, a manteiga ou margarina para uso culinário e, bem aos poucos, vá adicionando a gelatina vermelha sem sabor. Coloque uma colher de café, misture e veja se a mistura já está rosada. Ela tem que atingir um tom de rosa bebê. Se ainda estiver muito clarinha, adicione mais uma colher de café de gelatina. Vá adicionando e misturando até o tom rosado. Nunca despeje todo o conteúdo do pacote de gelatina de uma vez, pois poderá ficar muito forte e o doce, além de ficar muito vermelho, poderá ficar com consistência de chicle! Leve ao fogo brando misturando até desgrudar do fundo da panela. Misture bem, no meio e nas laterais para não queimar. Se estiver com pressa, pode, inicialmente, levar em fogo alto, misturando sempre até ferver e, em seguida, abaixar o fogo. Se você estiver em dúvida com relação ao ponto certo do doce, pegue um copo pequeno cheio de gelo e água, despeje uma gota do doce. Se a gota ficar bem consistente e não se dissolver na água é um sinal de que o doce já está no ponto. Tire do fogo, bata com a colher e despeje numa vasilha para esfriar. O melhor é deixar de um dia para o outro para enrolar, passar no açúcar e colocar na forminha. O tapetinho é uma opção para enfeitar o doce. Coloque-o entre a forminha e o doce. Para enrolar os docinhos, unte as mãos limpas com um pouco de margarina. Você também poderá usar uma colher para facilitar que cada doce saia do mesmo tamanho. Rende de 30 a 35 docinhos!

Variações: Você poderá fazer doces de copinho. É só colocar o bicho de pé dentro de um saquinho de confeitar e distribuir em pequenos copinhos de plástico transparente. Coloque algo para enfeitar na superfície como, por exemplo, confete, alguns granulados coloridos ou cereais de chocolate. Mas não exagere, pois existem alguns confeitos que são muito duros.




Nenhum comentário:

Postar um comentário