Bolo de Chocolate


Massa (pão de ló de chocolate):

  • 6 ovos
  • 6 colheres de sopa de açúcar
  • 1 pitada de sal
  • 6 colheres de sopa de farinha de trigo peneirada e de boa qualidade
  • 1 colher de sobremesa de fermento em pó de boa qualidade(se você não sabe se o fermento está bom, coloque uma pequena porção em um copo com água e veja se ele fica um pouco efervescente)
  • 2 colheres de sopa de chocolate em pó peneirado de boa qualidade
  • Um pouco de farinha e margarina para untar o fundo de uma forma de aro removível
Para Molhar o Bolo:

  • Uma mistura de água com leite condensado
Recheio:

  • 1 lata de leite condensado de boa qualidade
  • 1 lata de creme de leite de boa qualidade sem soro
  • 1 e ½ lata de leite (utilize a late de leite condensado ou de creme de leite para medir)
  • 2 colheres de sopa de maizena
  • 2 colheres de sopa de chocolate em pó de boa qualidade
Cobertura:

  • 1 caixinha para bater chantili de chocolate (você encontra em supermercados ou lojas especializadas em doces ou artigos para festas) Compre a caixinha pequena, pois a de 1 litro rende uma quantidade enorme.
  • 1 saco de confeitar e bicos para decorar. Estes bicos podem ser de metal ou plástico. Os de plástico são mais baratos e mais fáceis de serem encontrados. Você pode até encontrar nestas lojas bem baratas de preço único. Geralmente já vem com um saco para confeitar. Mas o melhor é usar o saco de confeitar vendido nas lojas de embalagem
  • Cerejas para decorar
Modo de Fazer:

Somente no fundo de uma forma de aro removível, unte com margarina e polvilhe farinha. Não faça isso nas laterais da forma! Se fizer, o bolo irá murchar! Leve à batedeira os 6 ovos, as 6 colheres de açúcar e a pitada de sal. Bata até formar bicos! Em seguida, misture delicadamente as 6 colheres de sopa de farinha de trigo peneirada,  o chocolate em pó e o fermento. Pode peneirar a farinha junto com o fermento e o chocolate. Coloque na forma e leve ao forno médio pré-aquecido. Muitas vezes, em menos de 20 minutos fica pronto, pois é uma massa muito leve. Preste muita atenção para não queimar! Para saber se está bom, espete um palito e veja se ele sai seco. Se ainda não estiver seco, deixe mais um pouco. Se a superfície já estiver ficando muito assada, abaixe o forno! Depois de pronto, tire do forno e quando esfriar bem, passe uma faca com ponta entre a forma e as laterais do bolo e desinforme.
Para fazer o recheio, misture todos os ingredientes e leve ao fogo até engrossar.
Para fazer a cobertura, leia as instruções na caixinha com o preparo para bater chantili. Geralmente, é preciso deixar de um dia para o outro na geladeira para bater o chantili. Sempre bata na batedeira, jamais use liquidificador!

Montagem do Bolo:

Coloque a massa do bolo pronta e desinformada em cima de uma bandeja. Você pode optar agora por cortar o bolo no sentido horizontal e recheá-lo em uma ou duas camadas. Mas este procedimento acima é mais complicado e pode fazer com que o recheio escape pelos lados. Então, o melhor a fazer, é seguir as explicações a seguir:
Com uma faca, corte um círculo bem próximo às bordas do bolo (veja a imagem abaixo e corte na linha pontilhada). Afunde bem a faca, mas não corte até a faca encontrar bandeja. Agora, cavando com as mãos, tire um bloco de dentro do bolo:

O bolo irá esfarelar um pouco, mas não se preocupe. Agora regue bem as bordas e o fundo raso que ficou dentro do bolo com a mistura para molhar o bolo. Coloque uma camada de recheio (metade) e espalhe. Em seguida pegue metade do bloco (não use a parte da casquinha, use a parte esfarelada) e vá distribuindo os farelos formando uma camada por cima do recheio. Molhe esta camada de farelos e coloque a outra metade do recheio. Agora cubra com o restante do bloco deixando a parte da casquinha para cima. Regue novamente com o leite condensado dissolvido na água.
Bata o chantili de chocolate (é um chantili marrom), distribua porções sobre o bolo e espalhe com a ajuda de uma espátula. Coloque o restante do chantili no saco de confeitar já montado com o bico estrelado e aplique pequenas porções na superfície do bolo. Em cada porção, coloque uma cereja (veja a ilustração no início desta postagem). Depois, se quiser, troque o bico por um mais achatado e faça riscas verticais nas laterais do bolo.

Versão Cupcake


Variações: Você pode utilizar esta receita para fazer cupcakes. Distribua a massa em forminhas de alumínio para cupcakes com o fundo untado com margarina e polvilhado com farinha. Não unte os lados das forminhas para que os bolinhos não murchem. Não encha demais as forminhas para que não transborde. Leve ao forno médio pré-aquecido até assar. Para saber se está bom, espete um palito e veja se sai seco. Tire do forno, deixe esfriar, passe a faca nas laterais dos bolinhos e tire das forminhas. Para rechear cada cupcake, você pode utilizar o exemplo da ilustração acima ou cortar um cone como na ilustração abaixo:
Recheie com o creme e cubra com o chantili de chocolate. Coloque cada bolinho em forminhas decoradas para cupcakes. Para cobrir com o chantili, coloque-o dentro de um saco de confeiteiro montado com o bico em forma de estrela e desenhe um espiral em cima de cada docinho. Coloque uma cereja no meio de cada cupcake.



Empregos Manager Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário