Empada de Palmito



Empada é um dos salgadinhos mais gostosos que existem!

Ingredientes da Massa:

·        4 xícaras de chá de farinha de trigo
·        200 g de banha
·        50 g de margarina para culinária
·        2 ovos levemente batidos
·        1 colher de chá de sal
·        2 gemas batidas para pincelar a massa

Ingredientes do Recheio:

·        1 vidro grande de palmito picado
·        1 cebola ralada
·        2 dentes de alho espremidos
·        ½ xícara de chá de farinha de trigo
·        120ml de água
·        Óleo a gosto para fritar a cebola e o alho (geralmente, de três a quatro colheres de sopa é o suficiente)
·        Colorau (acrescente aos poucos até o recheio ficar alaranjado)
·        Sal a gosto (geralmente, 2 colheres de café de sal já são o suficiente)
·        Azeitonas fatiadas sem caroço

Uma dica: Escorra os palmitos e deixe de molho por meia hora em uma solução de água misturada com um pouco de farinha. Isto irá servir para tirar a acidez dos palmitos. Depois coe para fazer o recheio.

Modo de Fazer:

Misture bem todos os ingredientes da massa. Sove muito bem até ficar uma massa bem homogênea e que não grude nas mãos. Deixe descansar por uns 15 minutos dentro de um saco plástico. Prepare o recheio: Refogue bem a cebola e o alho no óleo e acrescente o palmito já coado. Refogue o palmito e acrescente a farinha dissolvida na água. Misture bem. Se ficar muito grosso, acrescente mais um pouquinho de água. Coloque o sal e o colorau aos poucos. Deixe esfriar antes de rechear as empadas. Vá abrindo a massa com os dedos em forminhas próprias para empadas até transbordar um pouco as laterais. Distribua o recheio nas forminhas com a ajuda de uma colherinha e acrescente azeitonas fatiadas sem caroço. Pegue porções da massa, achate com as mãos e cubra as empadas retirando os excessos das bordas e da tampa com os dedos. Pincele as empadas com as gemas. Coloque-as numa assadeira e leve ao forno pré-aquecido a uns 200° por aproximadamente de 20 a 30 minutos até assar e dourar. Tire do forno e deixe esfriar para desinformar. Você poderá colocar em forminhas de papel próprias para empadas.

Variações: Você poderá fazer um empadão de palmito como o da foto abaixo:



Para isto, abra metade da massa entre dois plásticos com o rolo de macarrão. Abra uma superfície maior que o diâmetro de uma assadeira redonda de fundo removível. Com a ajuda do rolo levante a massa e coloque dentro da assadeira forrando o fundo e as bordas. Corte os excessos da borda com uma faca para que fique reto. Espalhe o recheio frio, coloque as azeitonas sem caroço fatiadas. Agora abra a outra metade da massa entre os dois plásticos com a ajuda do rolo de macarrão. Corte a massa no formato da assadeira. Com a ajuda do rolo, cubra o empadão e, com um garfo, pressione as laterais para fechar bem. Com o que sobrou da massa, você poderá fazer tiras ou cortar desenhos com cortadores de biscoitos para enfeitar a superfície do empadão. Em seguida, pincele com gema de ovo e leve ao forno pré-aquecido a uns 200° por aproximadamente de 20 a 30 minutos até assar e dourar. Espere esfriar para desinformar.

                  Curso de Educação Ambiental 
   




Nenhum comentário:

Postar um comentário