Pasta Americana

A pasta americana é uma massa feita de açúcar de confeiteiro, amido de milho, gelatina, glucose... É utilizada, basicamente, para cobrir bolos. Mas pode ser utilizada também em docinhos.
Há pessoas que não gostam do sabor e outras que apreciam muito. Particularmente, gosto muito da pasta americana pois ela tem uma textura muito macia na boca além de um sabor bem adocicado e levemente ácido.
Você pode comprá-la pronta ou fazer em casa. Mas acredito que comprar pronta parece ser mais vantajoso e barato porque para fazer em casa são necessários muitos ítens que acabam sobrando muito e perdendo a validade. Para dar cor à sua pasta é só adicionar corante alimentício em gel. Vá adicionado aos poucos com um palito e vá misturando até adquirir a tonalidade desejada. Você também poderá misturar cores! Azul com amarelo surge o verde, por exemplo! Veja logo abaixo dois exemplos de bolo que cobri com pasta americana!



Para cobrir o bolo, passe bem  pouco do creme (recheio) em toda a superfície do bolo (em cima e laterais) para grudar a pasta. Se o bolo for sem recheio, utilize um pouco de doce de leite. Abra a pasta com um rolo de macarrão. Se grudar na mesa, polvilhe um pouco de amido de milho. Levante com cuidado, centralize bem no bolo e cubra ajeitando os lados de baixo para cima. Nunca ajeite de cima para baixo para não rasgar a pasta. Corte os excessos com uma faca (preferencialmente sem serra) ou utilize cortadotes de pizza. Não corte muito rente para que ela não encolha e fique com o bolo à mostra. Para fazer as flores, abra a pasta azul e corte com cortadores de biscoito. Vá grudando no bolo. Caso não grude, molhe o dedo na água e passe bem pouca água no meio da florzinha do lado que irá aderir. O miolinho é só uma bolinha amarela achatada. As folhinhas são losangos com riscos marcados com faca sem serra.
Para os carrinhos do segundo bolo, corte um molde em cartolina ou papel cartão para que todos saiam iguais. Para a janela também faça um molde de retângulo para por em cima do carro. As rodas são bolinhas verdes achatadas com bolinhas amarelas menores achatadas ao centro. Para as estrelas, utilize cortadores de biscoitos.


Empregos Manager Online

Brigadeiro de Amêndoa

Brigadeiro de Amêndoa

Docinhos simples e que lembram marzipã.

Ingredientes:

  • 1 lata de leite condensado de boa qualidade
  • 1 colher de sopa de manteiga ou margarina culinária
  • O quanto baste de essência comestível de amêndoas (você, geralmente, encontra na gôndola do supermercado próximo à essência de baunilha).
  • 2 colheres de sopa de leite em pó
  • Corante em gel da cor desejada (O corante é opcional mas é importante para dar beleza aos docinhos e deixa-los com o aspecto de docinhos de marzipã).
Modo de Fazer:

Leve o leite condensado, a manteiga ou margarina e o leite em pó numa panela. Coloque em fogo baixo e vá mexendo com uma colher no centro e nas laterais até desgrudar o meio e os lados. Desligue o fogo e adicione a essência de amêndoas bem aos poucos. Vá gotejando e experimentando. Se você gosta de um sabor mais forte, coloque mais essência. Se preferir um sabor mais suave, coloque menos essência. Mas tome muito cuidado! Não exagere, pois pode ficar muito forte! Em seguida adicione bem pouco corante em gel (coloque somente um pouco com o palito). Misture bem e veja se atingiu a tonalidade desejada. Caso contrário vá adicionando aos poucos mais corante com o palito.



Biscoitos Amanteigados

Uma delícia! Ideal para um lanche, um chazinho da tarde...

Ingredientes:

  • 4 xícaras de chá de farinha de trigo
  • 2 colheres de chá de essência de baunilha
  • 1 xícara de chá de açúcar
  • 2 xícaras de chá de manteiga amolecida sem sal (Não usar margarina!)
  • Cortadores para biscoito no formato que desejar (se não tiver, pode cortar com um copo)
  • Pedacinhos de goiabada (opcional)
Modo de Fazer:

Bata a manteiga juntamente com o açúcar até formar um creme leve. Acrescente a baunilha e a farinha e misture bem. Com um rolo, abra na espessura de aproximadamente 1 cm e corte. Se quiser, coloque pedacinhos de goiabada no centro de alguns biscoitos. Assar no forno pré-aquecido a 180° de 10 a 12 minutos. Fique sempre de olho para não queimar.